Integração de softwares permite impressão de livros sob demanda via Internet.
Em 2008, segundo a Publishers Weekly, revista americana especializada no segmento editorial, a produção de novos títulos sob demanda superou a convencional em offset. A impressão sob demanda teve um crescimento de 132%, contra queda de 3% no processo convencional. De 2002 a 2007, o crescimento da impressão sob demanda nos Estados Unidos teve um salto de 774%, contra 126% em offset.
Apesar desses dados corresponderem à impressão de livros no mercado americano, indicam uma tendência que deve se estender a outros países, incluindo o Brasil. E para estar à frente dessa nova demanda e oferecer um produto de qualidade, com conveniência e agilidade, a Bandeirantes, gráfica de grande porte localizada na Grande São Paulo, criou um serviço na plataforma web integrando comercialização e impressão sob demanda de livros, além da entrega da obra ao cliente.
Lançado no dia 5 de outubro, o Bandbook é um serviço pioneiro no País, transferindo à gráfica a gestão do produto, desde a comercialização e impressão até a entrega ao leitor. Assim, a editora pode concentrar seus esforços exclusivamente na seleção e produção de conteúdo. O objetivo da Bandeirantes com o portal é atuar com a impressão sob demanda, de um a mil exemplares, de obras esgotadas, fora de circulação, de baixa tiragem, emergenciais e experimentais, que são inviáveis economicamente para as editoras se forem impressas em offset e comercializadas pelos canais de venda tradicionais. “Nosso cliente é a editora. É ela que fornece seus títulos para colocarmos no site. Esse site é mais uma ferramenta de negócios que a Bandeirantes disponibiliza”, afirma Clineu A. Stefani Júnior, diretor comercial da Bandeirantes.
Como funciona? O portal www.bandbook.com.br disponibiliza títulos de editoras-clientes da empresa, viabilizando a compra do livro por meio de pedido eletrônico. A ordem de compra, mesmo que seja de um único exemplar de uma obra já esgotada, por exemplo, será entregue em cinco dias no endereço desejado. O parceiro logístico são os Correios e os produtos são enviados através do e-Sedex, serviço exclusivamente voltado para empresas do segmento de comércio eletrônico.
Apesar da comercialização de títulos com tiragem esgotada ser um dos grandes atrativos do portal, o Bandbook não comercializa apenas livros que estão fora das prateleiras das livrarias. São dois casos: o do livro esgotado e produzido sob demanda, e os livros não esgotados, que a editora tem em estoque. “Por ser um canal de comercialização adicional para as editoras, colocamos à venda também títulos não esgotados, livros que a editora possui em seu catálogo e gostaria de comercializar através do nosso site”, explica Clineu Stefani.
Segundo ele, a grande preocupação das editoras hoje em dia é acabar com os estoques, um encalhe que chega a ficar dois, três anos com a empresa. “Quando nossos clientes têm esse estoque adicional, podemos consumir parte desses livros. Nesse caso, o Bandbook não vai produzir o livro, apenas efetuar a venda. E quando esse livro acabar no estoque, ele já entra no sistema de impressão sob demanda.” Os custos atrelados ao armazenamento e distribuição dos livros deixam de existir para as editoras — no caso da distribuição convencional, uma editora tem um custo de 50% do valor de capa do livro nesta operação; no BandBook, esse índice cai para 35%, em média.
Com o Bandbook, é possível imprimir originais que não seriam impressos pelo método convencional, muitas vezes por atender a um público muito específico. É o caso das editoras universitárias, por exemplo, que recebem centenas de originais de obras acadêmicas para edição, dos quais grande parte não é publicada devido aos custos do processo convencional. A impressão sob demanda faz com que essas obras se tornem acessíveis ao público.
A tecnologia por trás do clique Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, o projeto utiliza alguns módulos de software que estão no mercado, além de aplicativos próprios, desenvolvidos pela Bandeirantes. “O Bandbook envolve software de gestão, o ERP, sistema de comércio eletrônico e um sistema digital de gestão de arquivos, DAM, ou Digital Asset Management, para fazer o gerenciamento dos dados. Afora isso, um programa de workflow gerencia desde a chegada do arquivo eletrônico até a máquina que fará a impressão. Tem toda uma tecnologia de software e hardware por trás de um simples clique”, ressalta Clineu Stefani. Ele explica que quando a editora está disponibilizando um novo livro para ser vendido pelo site é preciso verificar se o arquivo está em ordem. Essa checagem é feita pelo software de pré-impressão. “O programa faz toda a parte de tratamento do arquivo eletrônico quando ele chega na gráfica, verificando se o arquivo tem overprint (sobreposições), se existe algum problema de fonte ou coisas desse tipo”.
Liberado o arquivo, ele segue para um repositório de dados eletrônicos, o DAM. “O DAM armazena os arquivos eletrônicos dos livros e fica de prontidão para receber qualquer pedido do cliente final. Quando o cliente entra no site para buscar um livro, o arquivo dessa obra já está no repositório. Ao selecionar um livro, o DAM disponibiliza esse arquivo através do software de workflow, que interliga todas as máquinas com o sistema de ERP, e manda esse arquivo para a máquina de impressão digital. Se é um livro com capa colorida e miolo preto-e-branco, a capa é impressa em uma máquina, o miolo em outra.”
Antes de fechar o processo, o operador entra no site e coloca o número do e-Sedex que vai acompanhar aquele produto. “Assim, quando quiser fazer um rastreamento de onde está o produto, é só entrar com o número daquele e-Sedex. Fechado o pedido, o sistema envia um e-mail para o cliente avisando que a encomenda foi enviada.”
Os dados fornecidos pelo cliente ao entrar e se cadastrar no Bandbook são, então, incluídos na nota fiscal. Com as informações do cliente, é enviada a nota fiscal eletrônica para impressão, anexada a uma caixa com o livro e os dados de entrega, que ficam expostos. O produto será entregue em até cinco dias no endereço desejado.
Para a impressão dos livros sob demanda, a Bandeirantes está utilizando impressoras HP Indigo, Canon e Océ. A gráfica planeja para 2010 a ampliação da capacidade produtiva em digital.
Texto publicado na edição 69
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