Displace facilita a vida de quem precisa simular imagens em superfícies irregulares.
Imagine a seguinte situação: você precisa simular a estampa de uma ilustração em uma imagem de camiseta ou ainda simular a aplicação de uma ilustração vetorial em uma superfície não regular, como num tecido ou uma parede. Apenas colar a ilustração na imagem e alterar o blend ou a opacidade não é suficiente para obter uma simulação realista. Para essa tarefa o Photoshop possui uma ferramenta muito eficiente, o filtro de distorção Displace. Requisitos: Adobe Photoshop CS3 ou superior. O primeiro passo é criar alguma ilustração, textura ou pattern no Illustrator. Com o Illustrator ainda aberto, abra a imagem em que a ilustração será aplicada no Photoshop. Neste caso eu criei uma textura de listras coloridas no Illustrator e vou aplicá-la em uma imagem de tecido. O objetivo é transformar um tecido liso em listrado, mantendo as dobras e o volume do material. Depois de abrir a imagem no Photoshop, volte para o Illustrator e copie (Ctrl + C) a ilustração. Retorne ao Photoshop e cole (Ctrl + V) a ilustração sobre a imagem. Quando você copia e cola um arquivo de Illustrator para o Photoshop, ele continua entendendo o arquivo vetorial e habilita várias opções de como colar este arquivo.
 Na janela de diálogo Paste, escolha a opção Smart Object. Assim, o Photoshop mantém a ilustração como vetor e você poderá diminuir ou aumentar seu tamanho de acordo com a imagem de fundo, sem a necessidade de se preocupar com a resolução, pois o objeto só é rasterizado depois de definido seu tamanho e pressionada a tecla Enter no teclado. Observe como fica a janela de camadas (layers).
 
Depois de ajustado o tamanho da ilustração com o tamanho da imagem, pressione Enter. Agora você terá uma nova camada no seu documento com a imagem do vetor criada no Illustrator. Precisaremos inverter as posições das camadas. A camada inferior, por padrão no Photoshop, vem nomeada como background e fica bloqueada. Observe o cadeado presente na janela dessa camada. Para poder alterar a posição, basta clicar duas vezes sobre ela e uma janela irá se abrir. Nela você poderá alterar o nome da camada.
 
Após ter alterado a condição dessa camada de background para layer, você conseguirá modificar sua ordem de exibição. O cadeado não estará mais presente na camada, indicando sua nova condição de layer .

Invertida a ordem das camadas, a imagem do vetor feito no Illustrator deve estar na camada de baixo. Vamos, então, começar a simular a aplicação do vetor sobre a imagem. Selecione a camada do tecido na janela de layers e mude o blend de Normal para Hard Light.
Podemos observar que a ilustração fica visível; entretanto, as cores da imagem do tecido e sua luminosidade afetam a camada das listras.
 Para corrigir isso, vamos ajustar a saturação da imagem. Abra a janela de Hue/Saturation (Ctrl + U). Configure os valores de modo a tirar toda a saturação da imagem. Também é possível ajustar a luminosidade da imagem.
 Em seguida, vamos aumentar o contraste da imagem, no menu Image > Adjustments > Brightness/Contrast.
 Com apenas esses ajustes, a simulação ainda não convence. As linhas das listras não seguem as dobras do tecido, o que faz com que a imagem fique chapada e sem volume. Portanto, é necessário aplicar o filtro Displace.
 Para usar esse filtro é preciso abrir uma imagem que vai servir de mapa para o filtro aplicar a distorção nela. A que iremos usar é a mesma do layer do tecido. Para isso, vamos salvar o arquivo em que estamos trabalhando, retirar a camada da ilustração e salvar esse arquivo novamente com outro nome e na extensão PSD.
 Primeiro, salve seu arquivo original. Depois, salve o mesmo arquivo com um novo nome, utilizando o comando Save as. Eu salvei com o nome de tecido_displace, na extensão PSD. Esse é o arquivo que vamos usar para aplicar o filtro Displace na imagem original. Para esse filtro, o mais importante nessa imagem é o contraste de tons presente nas dobras do tecido. Primeiro, deletei a camada da ilustração (12). Após isso, apliquei o filtro Gaussian Blur para suavizar a textura do tecido.
 
O passo seguinte foi aumentar ainda mais o contraste e o brilho da imagem com o comando Brightness/Contrast. Salvei e fechei o arquivo. Agora, com o arquivo original novamente aberto e com a camada da ilustração selecionada, vou aplicar o filtro Displace no menu Filter > Distort > Displace. Na janela de diálogo desse filtro temos a opção de ajustar o quanto queremos distorcer a imagem, no Horizontal e Vertical Scale.
 
Quanto maior o valor, maior será a distorção aplicada. Na opção displacement map, temos duas opções: ajustar o tamanho da imagem que será usada como mapa de distorção (stretch to fit), ou repetir esse mapa até completar a imagem, como um pattern (tile). Em undefined areas, podemos optar por repetir os píxeis da borda (repeat edge pixels) ou simular a continuação da imagem (wrap around). Eu utilizei valor 10 para horizontal e vertical scale, stretch to fit e wrap around, mas você pode testar diferentes valores e opções para ajustar melhor a imagem que estiver utilizando. Depois de selecionar as opções do filtro, clique em OK. Uma nova janela irá se abrir, onde é escolhida a imagem que vai servir de mapa de distorção.
 Procure a imagem que você tratou para servir de mapa de distorção e clique em abrir. Pronto, agora o filtro é aplicado na camada da ilustração. A ilustração vai seguir os volumes da imagem escolhida, distorcendo as bordas da ilustração para acompanhar a textura do tecido. Observe como ficaram os layers do documento. O ajuste final, para dar maior realismo a esta simulação, consiste em diminuir a opacidade do layer tecido para 75%.
 Lembre-se: você pode usar esse filtro com todo tipo de imagem, não apenas para aquelas criadas no Illustrator, e fazer qualquer tipo de simulação, como a aplicação de uma tatuagem ou de um grafite.
Thiago Cesar Teixeira Justo é professor de pré-impressão na Escola Senai Theobaldo De Nigris
Texto publicado na edição nº 72
|