home > Tutoriais > Padrão hexagonal no Illustrator
Padrão hexagonal no Illustrator Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Justo   
Sex, 30 de Setembro de 2016


Se olharmos bem, é possível ver geo­me­tria em tudo. A geo­me­tria é muito presente no processo de cria­ção de ornamentos e ordenação de espaços. Ela também permite que o expectador perceba uma ordem subjacente presente na natureza e em todo o cosmos, observando-​­se o movimento dos corpos celestes. A própria palavra cosmos, derivada do termo grego kósmos, significa bem ordenado ou ornamentado. Não é à toa que os produtos que usamos para embelezar são designados cosméticos.
Um grande exemplo de aplicação de padrões geo­mé­tri­cos na decoração é a arte islâmica, que por questões re­li­gio­sas privilegia a arte abstrata à figurativa. Por isso, mesquitas e edi­fí­cios sagrados são ricamente decorados com revestimentos com os mais diversos padrões geo­mé­tri­cos e cores. Nessa arte, a figura do círculo representa o símbolo pri­mor­dial da unidade, de onde todas as outras coisas são cria­das e a fonte de toda a diversidade na cria­ção. A divisão regular do círculo é o ponto de partida ri­tual para muitos padrões islâmicos tradicionais.
Neste tu­to­rial vou mostrar como reproduzir um padrão geo­mé­tri­co hexagonal no Adobe Illustrator, ba­sea­do no modelo de cria­ção dos padrões 
geo­mé­tri­cos da arte islâmica.
Para ­criar esse padrão vamos partir de um círculo, desenhado com a ferramenta elipse (L). Mantenha a tecla shift pres­sio­na­da para ­criar um círculo perfeito. Dividindo esse círculo em 12 partes, chega-​­se ao dodecágono, um polígono com 12 lados iguais. Para ­criar essa forma use a ferramenta polígono do Illustrator. Para determinar o número de lados basta usar as setas do teclado ou, com um duplo clique no ícone da ferramenta, abre-​­se uma janela de configuração.
Agora, com a mesma ferramenta polígono, crie quatro triângulos equiláteros, isto é, com os três lados iguais, que caibam dentro do dodecágono. Gire um dos triângulos a 90°, outro a 180°, e o terceiro a 270°. Centralize todos os elementos e você terá a figura que determinará seu padrão geo­mé­tri­co.
Duplique essa forma final cinco vezes, totalizando seis conjuntos. Para isso, arraste o conjunto de elementos se­le­cio­na­do com a tecla Alt do teclado pres­sio­na­da, e arranje-​­os em forma hexagonal.
Crie um hexágono (polígono com seis lados iguais) com a ferramenta polígono e po­si­cio­ne-​­o no centro do conjunto de elementos do padrão geo­mé­tri­co. Os lados do hexágono precisam coincidir com os lados dos triângulos internos; faça isso nos seis conjuntos .
Crie dois triângulos equiláteros, ro­ta­cio­na­dos em 90° e 270°, e po­si­cio­ne-​­os no centro do conjunto.
Por fim, crie um hexágono que determinará os limites do padrão que você irá ­criar. As arestas desse hexágono devem coincidir com o centro dos círculos dos conjuntos de elementos geo­mé­tri­cos. Agora você tem um conjunto de vá­rias linhas que se cruzam; essas linhas irão ajudar a decidir quais formas você usará no seu padrão geo­mé­tri­co decorativo.
Para ajudar a escolher as formas, você pode utilizar a ferramenta Pathfinder para dividir todas as formas que se interceptaram. Use a opção Divide (divisão) da ferramenta. Depois desagrupe o conjunto e se­le­cio­ne os elementos que você pretende colorir no seu padrão geo­mé­tri­co.
Depois de determinar as cores que irão compor o padrão, delete todas as linhas não utilizadas. Temos então somente um hexágono com vá­rios elementos geo­mé­tri­cos coloridos dentro. Crie o padrão no Illustrator partindo desse hexágono final. Para isso, abra o painel Pattern Op­tions, que permite configurar padrões no Illustrator. Se­le­cio­ne o hexágono que acabou de ­criar, clique no submenu do painel Pattern Op­tions e se­le­cio­ne a opção Make Pattern (­criar padrão). Para esse padrão eu escolhi a opção de bloco (Tile Type) hexadecimal por coluna (Hex by Column). Escolha um nome para o novo padrão. Eu nomeei como azulejo e cliquei na opção con­cluí­do (Done) que aparece abaixo da barra de menu do soft­ware.
Pronto! Seu padrão estará disponível na janela de amostras (swatches) para ser aplicado no preen­chi­men­to de qualquer elemento cria­do nesse documento.

Texto: Thiago Justo – publicado na ed.97