home > Tutoriais > Novo recurso de correção de distorção de lentes fotográficas
Novo recurso de correção de distorção de lentes fotográficas Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Justo   
Ter, 22 de Abril de 2014

Sempre que tiramos fo­to­gra­fias com lente grande-angular ocorre uma distorção na imagem pela própria característica de captura da imagem que a lente possui. Muitas vezes o resultado obtido não é bem o esperado e por isso o Pho­to­shop já possui alguns recursos para corrigir as distorções causadas na imagem pelos diferentes tipos de lentes. O recurso mais conhecido é o de Correção de Lentes (Lens Cor­rec­tion), mas neste tu­to­rial vou apresentar outra ferramenta, específica para corrigir as distorções causadas pelas lentes grande-angulares, o filtro grande-angular adaptável (Adaptive Wide Angle), disponível a partir da versão CS6 do soft­ware.
Requisitos: Adobe Pho­to­shop CS6.


Imagem inicial Imagem final

Abra uma imagem que possua uma distorção causada por uma grande-angular. Se­le­cio­ne o filtro grande-angular adaptável. O Pho­to­shop usa as informações contidas nos metadados do arquivo digital da própria fotografia. Por isso ela possui a informação de qual lente foi usada na fotografia e de como corrigir essa distorção da melhor maneira possível. Todavia, alguns arquivos de fotografia não pos­suem estas informações. Nesses casos é possível fazer os ajustes na imagem ma­nual­men­te.
Na imagem que escolhi para demonstrar existem vá­rias torres, mas, devido à distorção da grande-angular, as torres não estão perpendiculares em relação aos limites da imagem. Vamos corrigir isso com essa nova ferramenta. (1, 2 e 3)

1

2 3


Essa nova ferramenta possibilita diferentes tipos de correção, que vão desde o automático, em que o Pho­to­shop calcula a correção a partir dos metadados da imagem, à correção de lente olho de peixe (fisheye). Também é possível ajustar a escala, o foco e o fator de corte na imagem. (4 e 5)

4 5

Se­le­cio­ne a ferramenta Constraint tool (C) do filtro e faça uma linha seguindo o ângulo de algum lugar da imagem que você pretende corrigir. Vou começar pela torre da esquerda. Aparecerá um círculo com linhas e bolinhas brancas. Se­le­cio­ne uma das bolinhas brancas e gire o círculo até aparecer o ângulo de 90 graus. Quan­do você arruma uma parte da imagem, as outras partes são mexidas também, por isso você precisa repetir o procedimento em cada uma das partes nas quais será preciso ajustar a distorção. Depois de acertar todos os pontos da imagem, aplique o ajuste clicando no botão OK. (6, 7, 8 e 9)

6

7

8 9

 

Agora é só ajustar as partes da imagem que ficaram sem preen­chi­men­to. Você pode simplesmente cortar essas laterais. Se a perda da imagem for muito grande, utilize ferramentas de restauração para compor essas partes da imagem, como o stamp tool (carimbo) ou o preen­chi­men­to content-​­aware. Com isso, nada de pré­dios tortos nas fo­to­gra­fias! (10, 11, 12 e 13)

10 11

12                                                                                 13

Thiago Justo é instrutor de pré-​­impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris.

Artigo publicado na edição nº 88