O Programa Vale Gás é uma iniciativa do Governo Federal que ajuda na compra de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias de baixa renda. Este benefício é fundamental para ajudar milhares de brasileiros.
Acompanhe e veja se você tem direito ao benefício do Auxílio Gás, como funciona o valor pago pelo Governo e como solicitar em poucos passos.
O Auxílio Gás é um valor depositado a cada 2 meses e correspondente ao preço médio nacional do botijão de gás de 13kg, que atualmente é de R$ 102. Esse valor é depositado em conta bancária ou no Caixa Tem, podendo ser utilizado para a compra de gás em revendedores autorizados.
O benefício do Vale Gás (Auxilio Gás) faz parte dos projetos sociais do Governo assim como o Bolsa Família.
Para sua família ter acesso ao Programa Vale Gás, é preciso atender aos seguintes critérios:
Valor do Benefício: O Auxílio Gás cobre 50% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg. Esse valor é calculado mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Periodicidade: O benefício é pago bimestralmente (a cada dois meses), de acordo com o calendário do programa.
Público-Alvo: Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo e famílias que possuam entre seus membros beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Objetivo: Garantir que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao gás de cozinha, um item essencial para a segurança alimentar.