Voa Brasil: Como Viajar Mais e Gastar Menos: Passagens a 200 Reais
Programa Voa Brasil: Como Comprar passagens a de avião a R$ 200,00 reais. Veja os requisitos.
Está com dúvidas sobre o Programa Voa Brasil, listamos as principais dúvidas dos leitores a baixo:
Perguntas Frequentes Programa Voa Brasil
1. Quem pode participar do Programa Voa Brasil?
Apenas aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS) que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses são elegíveis para o programa.
2. Viajei de avião nos últimos 12 meses. Quando poderei participar do Voa Brasil?
Se você é aposentado pelo INSS e viajou de avião nos últimos 12 meses, poderá adquirir passagens pelo Voa Brasil após 12 meses da data do último voo.
3. E se eu não for aposentado, mas sou de baixa renda?
No momento, o programa é exclusivo para aposentados pelo INSS. Outros grupos poderão ser incluídos em fases futuras.
4. Quais documentos são necessários para acessar o Portal Voa Brasil?
É necessário ter uma conta no Gov.br, com nível prata ou ouro. Caso sua conta seja nível bronze, será necessário aumentar o nível.
5. Qual documento de identificação preciso apresentar no dia da viagem?
Você deve apresentar um documento de identificação com foto, como RG, CNH, passaporte ou documento equivalente. Durante a reserva, também serão solicitados dados pessoais como contato telefônico e endereço.
6. Quem pode comprar as passagens do Voa Brasil?
Qualquer pessoa pode auxiliar na compra, mas o benefício é pessoal e intransferível, ou seja, apenas o titular poderá viajar.
7. Como comprar passagens pelo Programa Voa Brasil?
- Acesse o portal: https://voabrasil.sistema.gov.br
- Clique em “Entrar com o gov.br”.
- Faça login na sua conta prata ou ouro do gov.br.
- Busque passagens informando cidade de origem, destino e datas da viagem.
- Escolha as passagens disponíveis e clique em “Avançar”.
- Revise os voos e clique em “Avançar”.
- Preencha seus dados pessoais e clique em “Reservar”.
- Prossiga para o pagamento no site da companhia aérea selecionada.
- Após o pagamento, acompanhe sua viagem no campo “Minhas Viagens”.
8. A compra de passagens é exclusivamente online?
Sim, a compra deve ser feita exclusivamente via Portal Voa Brasil, pelo computador ou celular.
9. Quais são as formas de pagamento?
As opções de pagamento são determinadas por cada companhia aérea. Questões relacionadas ao pagamento, como parcelamento ou reembolso, devem ser tratadas diretamente com a companhia aérea.
10. Como receberei a confirmação da compra?
Após o pagamento, a companhia aérea fornecerá um código localizador, disponível na seção “Minhas Viagens” do Portal Voa Brasil, no aplicativo ou site da companhia, ou no e-mail fornecido.
11. Há tarifas adicionais?
Sim, o valor máximo de R$ 200,00 por trecho não inclui as taxas de embarque, que são cobradas à parte e variam de acordo com o aeroporto.
12. Posso parcelar o valor da passagem?
O parcelamento depende das opções oferecidas pela companhia aérea no momento do pagamento.
13. Posso comprar passagens para um acompanhante?
Não, o benefício é pessoal e intransferível, destinado exclusivamente ao beneficiário.
14. Outra pessoa pode pagar em meu nome?
Sim, o pagamento pode ser feito por terceiros, mesmo que a reserva seja em nome do beneficiário.
15. Posso alterar a data da passagem após a compra?
A remarcação e o cancelamento seguem as regras da companhia aérea, conforme regulamentos da ANAC. Pode haver cobrança de taxa adicional.
16. Posso levar meu animal de estimação?
As regras seguem as normativas de viagens aéreas regulares. Consulte a companhia aérea sobre possíveis taxas adicionais.
17. Posso cancelar a minha compra?
Se a passagem não for paga dentro do prazo de uma hora após a reserva, ela será cancelada automaticamente. Após o pagamento, alterações ou reembolsos seguem as regras da companhia aérea, respeitando as normas da ANAC.
18. Qual bagagem posso levar?
É permitido levar uma bagagem de mão de até 10kg e uma bolsa ou mochila pequena. Consulte a companhia aérea para informações sobre despacho de bagagem e outras taxas.
19. Não encontrei o trecho desejado. O que devo fazer?
Os trechos e assentos são definidos pelas companhias aéreas participantes. Caso não encontre o destino desejado, procure voos para cidades próximas ou em datas alternativas.
20. Não encontrei a resposta para minha dúvida ou tenho uma reclamação/sugestão. O que fazer?
Entre em contato com a Ouvidoria do Ministério de Portos e Aeroportos pelo Fala.BR ou pelo e-mail [email protected]. Para problemas técnicos no Portal Voa Brasil, acesse a central de ajuda do SERPRO.
21. Como comprovar que estou elegível para o programa?
A validação é automática no momento da compra, feita pelo sistema do Voa Brasil.
22. Qual o valor das passagens?
O valor de cada passagem é de até R$ 200,00, além das taxas de embarque.
23. Quantas passagens posso comprar?
O Programa permite a compra de até duas passagens em um período de 12 meses, que podem ser dois trechos de ida ou ida e volta. Acompanhe seus benefícios na seção “Minhas Viagens”.