Uber não resolveu sua reclamação? Veja como recorrer ao Procon e à Justiça
Você teve um problema ou reclamação com a Uber, tentou resolver pelo app ou suporte e… nada? Infelizmente, isso é mais comum do que deveria. Veja abaixo como levar seu caso ao Procon, à Justiça e a outras plataformas oficiais de defesa do consumidor.
Cobranças indevidas, cancelamentos injustos, bloqueio de conta, mau atendimento e até situações de risco com motoristas são queixas frequentes da Uber.
Se você já esgotou as opções dentro da plataforma e ainda não teve uma resposta satisfatória, é hora de escalar a reclamação. A seguir você entende quando e como entrar na justiça contra a empresa. Também vê o passo a passo de como fazer isso.
Quanto tempo a Uber tem para responder uma reclamação?
Se você fez uma reclamação na Uber, precisa saber que a empresa deve responder em até 5 a 10 dias úteis, dependendo da plataforma de contato.
Se não houver resposta ou se ela for insatisfatória, o consumidor pode recorrer a canais externos como o Procon ou o Juizado Especial.
Quando entrar na justiça contra a Uber?
Você deve considerar entrar na Justiça contra a Uber quando todas as tentativas de resolver o problema diretamente com a empresa falharem — inclusive por canais externos como o Procon, Reclame Aqui e Consumidor.gov.br.
Aqui estão os principais momentos em que entrar com uma ação judicial contra a Uber é recomendado:
1. Quando a Uber ignora sua reclamação
Se você abriu uma solicitação no app, enviou e-mails, tentou contato pelos canais oficiais e não recebeu resposta dentro de um prazo razoável (até 10 dias úteis), isso pode ser considerado descaso com o consumidor.
2. Quando a resposta é insatisfatória ou evasiva
Às vezes, a Uber até responde, mas não oferece solução real ou culpa o consumidor sem análise adequada. Nesse caso, você pode recorrer à Justiça para garantir seus direitos.
3. Quando há prejuízo financeiro real
- Cobranças indevidas não reembolsadas;
- Descontos sem explicação no cartão;
- Corridas canceladas com multa injusta;
- Cupons que não funcionaram e causaram prejuízo.
Se isso impactou seu bolso, você pode pedir restituição e até danos morais dependendo da situação.
4. Quando sua segurança foi colocada em risco
Se você sofreu:
- Assédio, ameaças ou agressões;
- Acidentes com omissão da Uber;
- Negligência grave após relatar um incidente.
Nesses casos, a Justiça pode ser o caminho para indenização por danos morais e materiais.
5. Quando você é bloqueado injustamente
Se sua conta foi suspensa ou excluída sem explicação, ou justificativa, isso pode configurar abuso de direito ou falha na prestação de serviço. É possível solicitar o restabelecimento da conta e reparação.
6. Quando há repetição de reclamação com a Uber
Se os problemas forem recorrentes e a empresa demonstrar má fé ou negligência contínua, o histórico pode fortalecer sua ação judicial — e a Justiça pode aplicar penalidades maiores.
Em resumo:
Se houve falha grave no serviço, prejuízo e falta de resposta adequada por parte da Uber, você tem base legal para processar a empresa.
É necessário ter advogado para abrir uma reclamação da Uber na Justiça?
Não, você não precisa de um advogado para processar a Uber no Juizado Especial Cível se o valor da causa for até 20 salários mínimos. Nesse caso, você pode entrar com a ação de forma individual e sem custos com advogado.
Perguntas Frequentes sobre a Reclamação da Uber na Justiça
Agora que você já sabe quando entrar na justiça contra Uber, conheça as causas mais comuns e o passo a passo de como juntar provas e fazer a reclamação em cada uma das plataformas. Clique abaixo e continue no conteúdo.