IPVA MG 2019, LICENCIAMENTO MG 2019 E DPVAT MG 2019
IPVA MG 2019
O IPVA MG 2019, trata-se do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, com o intuito de elevar a arrecadação de verbas no estado de Minas Gerais.
Ou seja, todos os cidadãos mineiros que possuem carros, motos, caminhões, aeronaves, embarcações, etc, precisam realizar o pagamento anualmente.
Metade do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi emplacado, enquanto o restante é adicionado ao montante do Estado de Minas Gerais.
Ao contrário do que muitos pensam, o valor não é exclusivo para o transporte, ele financia serviços básicos necessários à população, como: saúde, segurança, educação e outros.
O valor cobrado pelo IPVA varia conforme a alíquota de cada estado brasileiro, e leva em conta ainda, alguns fatores relacionados ao veículo, como o tipo e ano de fabricação.
Ao não pagar o IPVA MG 2019, você não receberá o documento do veículo e ficará impossibilitado de fazer o Licenciamento.
A data de pagamento do tributo é informada através de um calendário, onde os proprietários devem identificar os dias corretos conforme o final da placa.
O pagamento pode ser feito em uma cota única, onde é possível obter um desconto pela antecipação, no entanto, também é possível parcelar em três cotas.
Inclusive no calendário, pode-se verificar quais as datas determinadas para o caso de se optar pelo parcelamento. Veja:
Uma forma bem simples e rápida de consultar o IPVA 2019 MG e imprimir o boleto para o pagamento, é acessando o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.
Basta informar o CPF do proprietário do veículo e o Renavam para ter acesso ao serviço.
Licenciamento MG 2019
O licenciamento MG 2019 também deve ser realizado ano após ano, é ele quem permite que o veículo circule pelas ruas de maneira legal.
Essa foi a maneira que o governo encontrou para confirmar se o veículo se encontra em conformidade com as normas de segurança e ambientais do país.
Vale ressaltar que o licenciamento é um documento de porte obrigatório quando o motorista estiver circulando com o veículo pelas ruas.
A omissão em seu pagamento pode resultar em 7 pontos ao condutor do veículo e até a apreensão do mesmo.
O mês do ano destinado ao recolhimento da taxa de emissão do CRLC (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), varia de acordo com o último número da placa do automóvel.
Iniciando pelo mês de abril, veículos com a placa finalizadas em “1” e assim por diante até o mês de agosto, onde o recolhimento é feito com final da placa que contenham os números “5 e 6”.
Para pagar o Licenciamento MG 2019 é preciso que o motorista vá até um posto do Dentran MG, ou acesse a guia de recolhimento por meio da internet.
O certificado só poderá ser emitido se o veículo não possuir débitos pendentes, como o próprio IPVA citado anteriormente, o DPVAT ou multas, por exemplo.
DPVAT MG 2019
O DPVAT MG 2019 é o seguro obrigatório que faz parte das despesas que devem ser pagas pelos proprietários de veículos no início do ano, junto ao IPVA 2019 MG.
A sigla diz respeito aos ‘Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres.
Essa é uma contribuição que favorece não apenas condutores de veículos envolvidos em acidentes, mas qualquer outra pessoa que venha ser afetada num acidente de trânsito.
Isso significa que tanto o motorista ou passageiro, quanto o pedestre que sofrer um acidente de trânsito, poderá acionar esse seguro obrigatório e usufruir da indenização por ele oferecida.
O seguro DPVAT MG possui cobertura para os casos de morte, reembolso médico e invalidez permanente.
Para que essas indenizações sejam pagas, é importante que os contribuintes realizem o pagamento do DPVAT sempre em dia, evitando os atrasos e falta de pagamento.
O Seguro Obrigatório pode ser consultado no site do Detran MG, informando a placa e o RENAVAM do veículo em questão.
Seu valor irá depender da categoria determinada a cada tipo de veículo, e é divulgado através da Tabela Seguradora Líder, que apresenta todas as informações relacionadas aos custos do tributo.
Conforme dito anteriormente, o pagamento deve ser feito juntamente ao IPVA e não pode ser parcelado.
O contribuinte que não realizar o pagamento, ficará sujeito a penalidades a serem lançadas pelo Detran MG, não sendo possível inclusive, realizar o Licenciamento do veículo.
A guia de pagamento deverá ser emitida no site da Seguradora Líder, preenchendo algumas informações como:
- Renavam;
- Tipo de Documento;
- UF de emplacamento;
- Placa;
- Exercício.
50% do valor recolhido do DPVAT é usado para o pagamento das indenizações em acidentes de trânsito e administração do seguro DPVAT.
Enquanto que o restante do valor é usada para a manutenção da saúde e investimento na política nacional de trânsito.
COM ESSAS DICAS FICOU FÁCIL PAGAR O SEU IPVA, LICENCIAMENTO E DPVAT NO ESTADO DE MINAS GERAIS?
Diante de todas essas informações, fica clara a necessidade de estar em dia com os impostos, pois além de você conseguir circular pelas ruas com seu veículo de forma segura e legal, ainda poderá obter o retorno de acordo com a destinação de cada verba.
Esperamos que esse artigo tenha sido bem claro e informativo, esclarecendo todas as suas dúvidas a respeito do DPVAT, IPVA e Licenciamento MG 2019.
Caso queira maiores informações a respeito desses tributos, consulte o site do Detran Minas Gerais.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a estarem em dia com os impostos de seu veículo.