home > Impressão > HP antecipa novidades
twitter
Banner Facebook

Parceiros

HP antecipa novidades Imprimir E-mail
Escrito por Tânia Galluzzi   
Seg, 03 de Março de 2008

Em evento realizado em Israel, em março, dois meses antes da Drupa, a Hewlett-Packard apresentou o que mostrará na feira.

Foi-se o tempo em que os fabricantes de equipamentos gráficos esperavam pela Drupa para mostrar novos produtos. A dinâmica hoje é outra e, acompanhando a velocidade da evolução tecnológica, lançamentos acontecem a todo o momento, seja através de eventos organizados pelas próprias empresas ou nas inúmeras feiras que preenchem o calendário mundial.

Mesmo sem o impacto de outrora, a feira alemã continua posicionada como a grande plataforma de lançamentos para a indústria de impressão e algumas empresas prometem fazer brilhar os olhos dos profissionais do setor neste ano.

 

 

No início de março, a Hewlett-Packard, ou simplesmente HP, provou que honrará tal compromisso, apresentando para cerca de 140 jornalistas de todo o mundo o pacote que levará para Düsseldorf. O encontro pré-Drupa aconteceu em Tel Aviv, Israel, onde estão as principais plantas da companhia, entre os dias 10 e 12 de março.

Suportada por um desempenho econômico positivo — somente no último quadrimestre fiscal, encerrado em 31 de janeiro, a companhia registrou renda líquida de US$ 28.5 bilhões, com uma elevação de 13% em relação ao ano anterior e de 8%, se considerarmos as variações da moeda, além da aquisição, ainda em 2007, da NUR e da MacDermid ColorSpan — a HP investiu em todas as áreas. Só deixou de fora a impressão em tecidos, para a qual tem soluções, mas cujas projeções de mercado, segundo os executivos da HP, não são tão alvissareiras quanto as demais.

A seguir, apresentamos um resumo dos produtos mostrados em Israel. Para conhecê-los de perto, visite o estande da HP na Drupa 2008, no Hall 8A, que ocupará 3.750 m², onde trabalharão 600 pessoas, além de uma área externa de 2.000 m².

Impressão comercial, etiquetas e embalagens
Três novas impressoras offset digitais para altos volumes estarão na Drupa: HP Indigo 7000, HP Indigo WS6000 e HP Indigo W7200. A primeira começará a ser comercializada em junho, a segunda no início do próximo ano e a WS7200 somente no final de 2009. As metas aqui são alta qualidade de impressão, incremento de velocidade e produtividade, redução de custos (inclusive de consumo de energia), ampliação do leque de substratos e do gamut de cor.

HP Indigo 7000
Projetada para atender quem produz em média três milhões de páginas quatro cores por mês, esta impressora digital atinge a velocidade de 120 páginas A4 por minuto. O foco são malas diretas, livros, manuais e publicações em geral tanto de trabalhos estáticos quanto com dados variáveis.

O equipamento utiliza as mesmas tecnologias empregadas na HP Indigo 5500: offset térmico e a tinta líquida ElectroInk. Porém, o tamanho do cilindro de blanqueta dobrou, ganhou unidade externa de aquecimento, assim como os cartuchos de tinta estão três vezes maiores. A impressora oferece até sete cores, com emulação Pantone, incluindo a nova escala Pantone Goe, e resolução de 2.400 × 2.400 dpi.

O usuário pode escolher entre os três novos servidores de impressão HP SmartStream para gerenciar a impressora através do novo protocolo PrintLink, que separa as tarefas de pré-impressão e impressão, permitindo ao operador se concentrar na impressão, obtendo a máxima performance da produção.
A nova máquina suporta tamanho máximo de imagem de 317 × 464 mm, trabalhando com formato de papel de 330,2 × 482,6 mm e gramaturas de 60 a 350 g/m².

HP Indigo WS6000
Esse modelo está direcionado aos impressores de etiquetas e embalagens com trabalhos de até, aproximadamente, 4.000 metros lineares, e médias mensais de produção de 300.000 metros lineares. O equipamento pode imprimir até sete cores, incluindo tinta branca para produção em suportes metalizados ou flexíveis, com velocidade de 30 metros por minuto em quatro cores ou 60 metros por minuto em duas cores. Alimentada a bobina, a máquina aceita substratos com espessura de 12 a 450 mícrons, entre etiquetas auto-adesivas, suportes plásticos e cartuchos, com resolução de 2.400 × 2.400 dpi.

HP Indigo W7200
O alvo aqui é a impressão de livros sob demanda, malas diretas personalizadas de alto volume e materiais que combinem atributos dos segmentos transacional e promocional (transpromo). Utilizando tecnologia de impressão eletrofotográfica líquida (liquid electrophotographic printing, LEP) e alimentação a bobina, a impressora pode produzir até sete milhões de imagens no tamanho A4 coloridas ou 30 milhões de imagens monocromáticas por mês, com resolução de 2.400 × 2.400 dpi. Empregando tinta líquida ElectroInk em até sete cores, o equipamento trabalha com velocidade superior a 240 páginas A4 em quadricromia por minuto, com área de imagem de 317 × 980 mm e papéis com gramatura de 40 a 350 g/m².

Jornais, impressão transacional e transpromo, marketing direto

A HP investiu US$ 1.4 milhão em pesquisa e desenvolvimento para apresentar a primeira plataforma inkjet com largura de 762 mm. É a HP Inkjet Web, impressora digital colorida com tecnologia jato de tinta para grandes volumes e alta velocidade, que começará a ser vendida em 2009. Trabalhando com velocidade de até 122 metros por minuto (até 2.600 impressões quatro cores no formato carta por minuto) e resolução de 600 dpi em quatro cores (CMYK), a máquina é compatível com um amplo leque de papéis não revestidos. Trata-se do primeiro modelo do portfolio da nova divisão da HP, a Inkjet High-Speed Production Solutions, IHPS.

Grandes formatos
Com o mais amplo portfolio para impressão em grandes formatos, a HP anunciou não só a integração de cinco novas impressoras, resultado da aquisição da NUR Macroprinters, como uma nova tinta látex, além da inauguração da fábrica em Caesarea, Israel, para a produção da linha HP Scitex.

Com tecnologia UV e solvente, a HP destacou os modelos HP Scitex XP5300, XP5100, XP2700, XP2100 e FB6100. A primeira, utilizando tintas UV, está direcionada à sinalização externa, com velocidade de até 300 m²/hora. Tanto para aplicações externas quanto internas, a XP5100, com tintas UV, tem velocidade de 150 m² por hora. Compatível com suportes flexíveis e rígidos, a HP Scitex XP2700 atinge até 110 m² por hora com qualidade de imagem superior a 800 x 635 dpi. A XP2100 combina a versatilidade de uma impressora UV bobina a bobina com um módulo opcional para impressão plana, sendo ideal para aplicações de 3,2 metros. A robusta FB6100 tem uma das maiores áreas de impressão plana, 3,2 m × 2 m, podendo ser convertida para alimentação a bobina.

As tintas HP Latex, base água, utilizam a tecnologia de dispersão de polímeros em meio aquoso (látex) para atingir performance comparável às tintas base solvente. Com durabilidade de até três anos em aplicações externas sem laminação, a tinta tem baixíssima emissão de VOCs, não tem cheiro e pode ser utilizada na maioria dos substratos compatíveis com tintas base solvente. Em conjunto com os novos cabeçotes de impressão térmica inkjet (HP Scalable Printing Technology) — cada qual com 1.200 bicos injetores por polegada, num total de 10.560 bicos por cabeçote de impressão —, a HP promete alta produtividade, versatilidade e menor impacto ambiental.

Workflow

Fechando o conjunto, a HP apresentou o SmartStream, o primeiro portfolio de aplicativos para gestão do fluxo de trabalho digital da companhia. Trata-se de uma plataforma aberta e modular, que pode ser composta a partir das características de cada gráfica, com soluções para impressão comercial, promocional, editorial, merchandising fotográfico (fotolivros e outros produtos), e etiquetas e embalagens.

Distribuidores HP para Artes Gráficas no Brasil

Alphaprint
www.alphaprint.com.br

Digigraf
www.digigraf.com.br

Comprint
www.comprint.com.br

Texto publicado na Edição 60