home > Tutoriais > Pôster de letras
Pôster de letras Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Justo   
Qui, 29 de Outubro de 2015


Neste tu­to­rial vamos ­criar um pôster usando apenas as letras da poe­sia Tabacaria, do grande Fernando Pessoa. A ideia ini­cial deste tu­to­rial veio dos caligramas, que são um tipo de poe­sia vi­sual, comuns durante as vanguardas artísticas e que se expressam por meio da disposição gráfica do texto, podendo formar figuras e formas com o texto impresso.
O maior segredo deste tu­to­rial é o uso do filtro Mesclagem (Displace) do Pho­to­shop. Para isso, abra a imagem que pretende utilizar. Eu escolhi um retrato em preto e branco de Fernando Pessoa (1).


Primeiro, aplique um desfoque gaussiano de quatro pixels na imagem. Salve-​­a (Arquivo ➠ Salvar como . . .) como um novo arquivo na extensão .PSD. Esse arquivo servirá de mapa de distorção na aplicação do filtro mesclagem e será usado pos­te­rior­men­te. O desfoque gaussiano ajuda a sua­vi­zar o efeito do filtro de mesclagem, melhorando seu resultado vi­sual. (2, 3, 4)
Abra novamente a imagem original e duplique a camada do Plano de Fundo (Cmd + J ou Ctrl + J), para que você possa sempre ter a imagem original para fazer um comparativo. Agora, crie uma nova camada para a aplicação do texto. Se­le­cio­ne a ferramenta Texto e desenhe um quadro do mesmo tamanho do documento. Digite ou cole todo o texto da poe­sia nesse quadro. Para obter um bloco de texto corrido, retire as quebras de parágrafo e utilize a formatação de texto justificado. (5, 6, 7, 8)
Se­le­cio­ne uma fonte tipográfica para seu projeto. Usei a Bebas Neue, com uma entrelinha bem pequena, quase igual ao tamanho do corpo da fonte, fazendo com que o texto cubra todo o retrato. (9, 10)


Com a camada de texto se­le­cio­na­da, vá para Filtro ➠ Distorção ➠ Mesclagem. Ao aplicar o filtro sobre uma camada de texto, aparecerá uma janela para que o texto seja rasterizado, ou seja, transformado em imagem. Concorde com essa opção. Em seguida, aparecerá a janela de configuração do filtro. Eu escolhi o valor de 7 tanto para a escala horizontal, quanto a vertical. Esses valores podem ser outros, dependendo das características da imagem e do resultado que se espera. Agora, é preciso se­le­cio­nar o arquivo que servirá de mapa de mesclagem. Basta se­le­cio­nar o arquivo .PSD salvo an­te­rior­men­te. (11, 12, 13, 14)


Já temos o texto distorcido de acordo com a imagem do mapa de mesclagem. Faça a seleção dos pixels da camada de texto clicando sobre sua mi­nia­tu­ra na janela de camadas, com a tecla Cmd ou Ctrl pres­sio­na­da. Retire a visibilidade dessa camada e se­le­cio­ne a camada cópia do plano de fundo, ainda com a seleção ativa. Inverta a seleção (Shift + Cmd + I ou Shift + Ctrl + I). E apague (delete) as partes da imagem se­le­cio­na­da. Agora, você tem imagem somente nas ­­áreas das letras. (15, 16, 17, 18)
Crie uma nova camada abaixo dessa e aplique a cor preta em toda a sua área. Pronto, temos um lindo pôster tipográfico do Fernando Pessoa. Para salvar o arquivo mais leve, você pode deletar as camadas não visíveis e achatar toda a imagem. Esse comando encontra-​­se no submenu do
painel Camadas. (19, 20)


É interessante perceber que, graças ao efeito causado pelo filtro de mesclagem, quando se olha a imagem a certa distância o retrato ainda é claramente visível; porém, quando vista de perto,
o observador é estimulado a ler todas as palavras que cons­troem a composição.
Agora, é a sua vez. Faça um retrato com esses mesmos recursos; você pode mudar o tipo de letra, as cores usadas e toda a configuração do filtro de mesclagem. Aproveite!

Thiago Justo é instrutor de pré‑impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris

Artigo publicado na edição nº 94