home > Tutoriais > Seu logo gravado em madeira
Seu logo gravado em madeira Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Justo   
Qua, 06 de Maio de 2015

Neste tu­to­rial você confere como ­criar um efeito de madeira gravada usando apenas recursos muito simples de camadas do Pho­to­shop.

Requisitos: Adobe Pho­to­shop e Adobe Illustrator CS ou superior.

Para começar, escolha a imagem da madeira na qual você pretende aplicar o seu logo. Para isso você pode fotografar uma superfície de madeira ou pegar uma fotografia pronta em algum site de banco de imagens. Lembre-​­se que já existem vá­rios sites nos quais é possível baixar imagens gratuitas.

Abra o seu logo no Illustrator. É interessante que ele tenha apenas uma cor. Para melhor simular o efeito de gravação em madeira eu preferi um desenho mais irregular do logo. Por isso abri um arquivo do logo em jpeg no Illustrator e pedi o traçado da imagem (Menu Objeto ➠ Traçado da imagem ➠ Criar) em preto e branco. Na janela de pro­prie­da­des desse recurso é possível ajustar a vetorização automática que o programa faz de imagens bitmap. Ajuste cada um dos recursos de acordo com o efeito desejado. Para verificar o resultado basta se­le­cio­nar a opção Vi­sua­li­zar existente no painel. Depois é só clicar no botão Expandir, na barra de Menu, para conseguir trabalhar cada um dos pontos deste vetor in­di­vi­dual­men­te (1, 2 e 3).

 

 

 

 

 

 

 

Se­le­cio­ne o vetor do logo e copie (Ctrl + C). Abra o arquivo da imagem de madeira no Pho­to­shop e cole o logo em outra camada (Ctrl + V). Mantenha o logo como Objeto inteligente, pois isso facilita a edição deste vetor no Pho­to­shop. Agora você possui duas camadas no documento: uma com a imagem da madeira e outra com
o vetor do logo (4 e 5).

Ajuste o tamanho e a inclinação do logo à sua imagem usando a ferramenta de Transformação Livre do Pho­to­shop (Ctrl + T). Vamos então começar a mexer no estilo da camada que contém o logo. Para isso, se­le­cio­ne a camada, na janela de camadas, e dê um duplo clique sobre ela ou se­le­cio­ne Opções de mesclagem, no submenu da janela (6 e 7).

Para obter o efeito de madeira queimada vai ser preciso ajustar vá­rios itens de estilo de camadas. Primeiro ajuste a Sombra projetada (Drop Shadow), na cor branca, opacidade de 100% e com opção de mescla de subexposição de cores (Color Dodge), ajuste ângulo, distância e tamanho de acordo com a sua imagem (8 e 9).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Marque a opção de Sombra interna (Inner Shadow), ajustando o modo de mescla para Superexposição de cores (Color Burn). Escolha um tom de cinza para usar. Quan­to mais escura a cor usada, mais escura ficará a sombra. Ajustes de opacidade e tamanho podem ser feitos para tornar o efeito mais rea­lis­ta (10 e 11).

A opção Sobreposição de cor deve ser ajustada para uma cor mais escura e com opacidade de 60%. Esse efeito vai dar o aspecto de queimado à imagem da madeira. Também apliquei o efeito acetinado ao estilo (12 e 13).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o Brilho externo (Inner Glow) escolha uma cor clara, próxima ao ocre, por se tratar de madeira, com opacidade de 70%. Também aplique uma sombra interna (Inner Shadow) e um contorno (Stroke) não muito espesso — três pontos de espessura bastam —, na cor preta (14, 15 e 16).

Para finalizar, ajuste as Opções de Mescla Padrão. Troque o modo de Mescla para Multiplicação e diminua a opacidade do estilo para pouco mais de 70%. No item Opacidade do preen­chi­men­to (Fill Opacity) coloque o valor de 30%. Quan­to mais transparente ficar o efeito, mais a textura

da madeira será preservada, resultando em uma imagem bem rea­lís­ti­ca (17 e 18). Você pode aplicar esse mesmo efeito em outras texturas, com ferro, couro e tecido. Aproveite!

Thiago Justo é instrutor de pré-​­impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris.

Artigo publicado na edição nº 92