home > Produção Gráfica > Explore as novas ferramentas do InDesign CC 2014
twitter
Banner Facebook

Parceiros

Explore as novas ferramentas do InDesign CC 2014 Imprimir E-mail
Escrito por Ana Cristina Pedrozo   
Sex, 30 de Janeiro de 2015

Disponível para atua­li­za­ção, a versão 2014 do Adobe Crea­ti­ve Cloud, modificada em junho e em outubro, possui algumas novidades voltadas para o aumento da produtividade e outras para a adequação da versão à produção para mí­dias digitais, fato que
também ocorreu nas atua­li­za­ções an­te­rio­res.
Além da atua­li­za­ção de 14 programas que fazem parte da suí­te Crea­ti­ve Cloud, a Adobe lançou também aplicativos para iPad: o Sketch, o Adobe Line e o Adobe Pho­to­shop Mix, além de dois hard­wares, o Adobe Ink e o Adobe Slide.


O Adobe Ink é um lápis digital e o Adobe Slide uma régua digital com a proposta de serem utilizados no iPad para substituir o lápis e a régua tradicionais, permitindo ao usuá­rio fazer esboços, estudos e testes digitalmente, a qualquer momento.


Quan­to aos soft­wares, alguns itens foram adi­cio­na­dos aos principais programas que compõem o pacote de aplicativos.
A atua­li­za­ção do InDesign na versão CC 2014, foco desta matéria, trouxe recursos para auxiliar na produtividade e organização do trabalho no momento da dia­gra­ma­ção. Neste artigo apresentaremos as principais ferramentas passo a passo. A localização dos recursos (comandos e ferramentas) será citada tanto na versão em inglês quanto na em português e as teclas do teclado serão men­cio­na­das tanto para usuá­rios de Mac quanto para os de PC, visando atingir todos os usuá­rios do aplicativo.

Compartilhamento de cores
O acesso ao conjunto de cores foi simplificado pelo Adobe Color diretamente do InDesign, independente de o conjunto de cores ter sido cria­do no Illustrator, no Pho­to­shop ou no serviço Color da web.
No menu Window > Colour > Adobe Color Themes (Janela > Cor > Adobe Color), acesse a paleta que permite gerar e ge­ren­ciar os conjuntos de cores da publicação.


No InDesign, a paleta Adobe Color Theme (Adobe Color) substitui a paleta Kuler que permite ­criar novos grupos de cores, utilizar os conjuntos disponibilizados e acessar os favoritos, utilizando as guias disponíveis na parte su­pe­rior da paleta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nova ferramenta Colour Theme (Tema de Cores)

A nova ferramenta Colour Theme (Tema de Cores), representada pelo ícone está po­si­cio­na­da no subconjunto onde se encontra a ferramenta Eyedropper (Conta Gotas) na barra de ferramentas.


Porém, diferente da ferramenta Eyedropper, a Colour Theme permite recolher um conjunto de cores de uma área colorida gerada no InDesign ou de uma imagem que esteja inserida na página.


Carregar o conjunto de cores para a paleta Swatches (Amostras)
Carregar o conjunto de cores para o Adobe Color.
Conjunto de cores coletados da imagem


As cores recolhidas podem ser en­via­das para a paleta Swatches (Amostras) ou para o Adobe Color, ficando disponíveis para trabalhos futuros.

Sincronização com Type Kit
O programa informa se a sincronização de fontes entre o InDesign e o Type Kit está ligada ou desligada, permitindo ge­ren­ciar a procura e a substituição de fontes de maneira mais efetiva.

Tela de boas-​­vindas
Com o modo de atua­li­za­ção das novas versões pelo acesso ao Crea­ti­ve Cloud, as novidades dos programas agora aparecem na tela de boas-​­vindas. Assim, o usuá­rio, além de trabalhar com a versão mais recente, pode conhecer os pontos que foram alterados no programa. Dessa forma, os novos recursos podem ser usados logo após a atua­li­za­ção, evitando que o usuá­rio precise procurar as me­lho­rias.

Grupo de cores na paleta Swatches (Amostras)
A paleta Swatches ganhou o recurso de ­criar grupos para organizar os conjuntos de cores do projeto. Elas podem ser geradas dentro dos grupos ou movidas pos­te­rior­men­te, a qualquer momento, dependendo da necessidade do usuá­rio. Para ­criar um novo grupo utilize o submenu da paleta Swatches > New Colour Group (Amostras > Novo Grupo de Cores).

 

A janela que aparece permite no­mear o grupo de cores.


O grupo fica disponível na paleta. Caso queira re­no­mear, clique duas vezes no nome do grupo e digite o novo nome.


Para ­criar uma nova cor clique no grupo e escolha New Color Swatch (Nova Amostra de Cor).


Escolha as características da cor, como nome, composição e tipo (Process ou Spot). Clique em OK.


A nova cor estará disponível para uso na paleta, localizada dentro do grupo. Caso queira mover uma cor que esteja disponível, clique, segure e
arraste a cor para o grupo.

 

 

 

 

 

Efeitos dimensionáveis
Agora, todos os efeitos que são aplicados aos elementos do InDesign, como sombra e transparência, são di­men­sio­na­dos junto com os objetos.
Com esse novo recurso, uma opção para di­men­sio­nar os efeitos de transparência ao di­men­sio­nar um objeto foi adi­cio­na­da ao comando e à paleta Transform (Transformar).

Modernização das dicas
Nesta nova versão do InDesign, as dicas das ferramentas passaram a ser ba­sea­das em HTML5, diferente das versões an­te­rio­res, que utilizavam Flash.
Para utilizar os novos painéis, clique no menu Window > Uti­li­ties > Tool Hints (Janela > Uti­li­tá­rios > Dicas de Ferramentas). Dessa maneira, as informações e recursos referentes à ferramenta
escolhida aparecem no painel.

A seguir, alguns exemplos de painéis que contêm as dicas das ferramentas do InDesign.


Localizar anterior
no recurso de pesquisa

O recurso Find/Change (Localizar/Alterar) é bastante completo e muito útil quando se trabalha com publicações com grande quantidade de texto. Na nova versão, o comando ganhou a possibilidade de o usuá­rio escolher a direção em que a busca é rea­li­za­da. A janela do recurso possui as opções Forward (Avançar) e Backward (Voltar).


O comando localizado no menu Edit > Find/Change (Editar > Localizar/Alterar) permite buscar uma determinada palavra e trocá-​­la por outra, além de fazer formatações e aplicar estilo, tanto de caractere quanto parágrafo, entre outras alterações.


A localização, indo do começo até o fim do texto, partindo de um ponto se­le­cio­na­do, era o procedimento existente.


Agora é possível escolher se a busca será feita na direção an­te­rior ou pos­te­rior
da palavra se­le­cio­na­da.


Aprimoramento no
recurso Package (Pacote)

Juntar todos os arquivos que fazem parte de uma publicação, como o documento do InDesign, os links (imagens vinculadas) e fontes, de forma organizada em pasta e subpastas, é um recurso importante na fase final de produção de um projeto gráfico, tanto para en­viar o ma­te­rial para a gráfica no regime aberto, como para fazer backup do trabalho para armazenamento.


O comando Package (Pacote) reú­ne essas características e recebeu um aprimoramento na versão CC 2014, crian­do um arquivo PDF dentro de um preset (predefinição) específico, além de possibilitar a geração de uma cópia do arquivo de InDesign no formato .IDML.
O acesso ao comando está localizado no menu File > Package (Arquivo > Pacote).
O comando disponibiliza um relatório sobre os itens que serão coletados. Permite verificar a qualidade das fontes e as características das imagens.

 

Ao clicar no botão Package, aparece uma janela que permite colocar informações específicas
sobre o projeto.


O próximo passo é escolher o local onde a pasta principal deverá ser gerada. Nessa janela é possível escolher os itens que serão coletados, como as imagens, as fontes e as opções que são novidades da versão: incluir uma cópia do arquivo de InDesign no formato IDML (Include IDML / Incluir IDML) e gerar um arquivo PDF (Include PDF / Incluir PDF).
Na opção Select PDF Preset (selecionar predefinição de PDF) é possível escolher qual o tipo de
arquivo que será gerado.


Uma mensagem alerta sobre a licença do uso de fontes, já que o comando copia esses arquivos dentro de uma subpasta específica.


No processo final do uso do recurso, a visão da pasta principal e das subpastas é a mostrada na imagem a seguir.

Conservação das personalizações nas atualizações
É comum para os usuá­rios de InDesign ­criar a sua área de trabalho com as paletas que mais utilizam e gerar teclas de atalhos que agilizam as operações repetitivas. A versão CC 2014 permite conservar essas personalizações quando o programa recebe alguma atua­li­za­ção, deixando o aplicativo da maneira que foi configurado an­te­rior­men­te, não havendo a necessidade de o usuá­rio refazer essa ação.
Por exemplo, o usuá­rio pode preferir utilizar a interface mais clara configurando as pre­fe­rên­cias do programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ou ainda, optar por gerar uma interface personalizada com as paletas mais utilizadas e com um determinado po­si­cio­na­men­to por meio do menu Window > Workspace > New Work-​­space (Janela > Área de Trabalho > Nova Área de Trabalho).


Pode também gerar teclas de atalho personalizadas para agilizar o acesso aos recursos do aplicativo, utilizando o menu Edit > Key­board Shortcuts.


Todas essas personalizações não serão alteradas no momento da atua­li­za­ção. Se for necessário, é possível fazer essa operação pelo menu Edit > Migrate Previous Local Settings (Editar > Migrar
configurações locais an­te­rio­res
).

Movimentação de linhas
e colunas dentro da tabela

Quem é “das antigas” e fez tabelas na unha em outros aplicativos sabe que o InDesign facilita muito essa parte da dia­gra­ma­ção. Contudo, nessa nova versão a opção de movimentação de linhas e colunas é muito bem-​­vinda. Em qualquer tabela dentro da publicação é possível deslocar uma linha ou coluna de maneira simples e fácil. Por exemplo: na tabela a seguir será necessário mudar a posição da terceira coluna para a segunda.


Com a ferramenta de Texto selecionei a terceira coluna. Cliquei, segurei e arrastei passando para a segunda coluna.


O resultado é rápido e pode ser repetido sempre que necessário.


Da mesma maneira é possível alterar a posição das linhas. No exemplo a seguir será necessário alterar a penúltima linha, que deverá ser a primeira. Selecionei com a ferramenta Texto a linha que desejava mudar de posição.


Cliquei, segurei e arrastei até a posição desejada. Assim como no caso da coluna, as características como fonte, tamanho, alinhamento e cores são respeitadas.


É possível fazer uma cópia, pres­sio­nan­do a tecla Op­tion (Mac) ou Alt (PC) quando fizer a movimentação da coluna ou da linha. Utilizando o mesmo procedimento de fazer a cópia com a tecla Op­tion (Mac) ou Alt (PC) pres­sio­na­da, o InDesign permite duplicar um texto de um cabeçalho para uma linha do corpo da tabela ou o contrário, duplicar um texto de uma linha do corpo da tabela para o cabeçalho.

Uso de QR Code em dados variáveis
A nova versão permite aplicar QR Code nos trabalhos dos usuá­rios de InDesign que utilizam o aplicativo para ­criar documentos com dados variáveis empregando o recurso Data Merge
(Mescla de Dados)
.

Os tipos de códigos disponíveis são: Texto simples, Hiperlink da Web, Mensagem de texto, Email e Cartão de visitas.


Text Wrap (Texto em Contorno) nas notas de rodapé
O InDesign agora permite aplicar Text Wrap (Texto em Contorno) nas imagens que estão inseridas em uma nota de rodapé. Essas imagens podem estar ancoradas (inseridas dentro do frame do texto) ou não, e isso fun­cio­na em todos os formatos de frames (retangular, oval etc). Se o frame de imagem ultrapassar a nota de rodapé e invadir o texto, o recurso con­ti­nua­rá fun­cio­nan­do.
Para os usuá­rios da suí­te da Adobe que estão utilizando os aplicativos por assinatura, as atua­li­za­ções são bastante simples e o ícone que fica disponível para esse fim sempre avisa quando estão disponíveis. Os novos recursos estão sempre voltados para facilitar a dia­gra­ma­ção e a conversão das publicações para as diversas saí­das possíveis, incluindo as mí­dias digitais.
Fica o convite para os profissionais que utilizam o InDesign explorarem as novidades e aplicarem em seus trabalhos agora mesmo!



Ana Cristina Pedrozo é instrutora de pré-impressão na Escola Senai Theobaldo De Nigris.

Artigo publicado na edição nº 91