home > Tutoriais > Gol de letra no Illustrator
Gol de letra no Illustrator Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Justo   
Seg, 21 de Julho de 2014

Aproveitando o clima da Copa do Mundo no Brasil, vou mostrar como fazer um gol de letra, ou melhor, letras que lembram gol, com o uso de algumas ferramentas muito úteis do Adobe Illustrator.
Requisitos: Adobe Illustrator CS6 ou su­pe­rior.

Com a ferramenta Texto (T) digite a palavra “gol” ou qualquer outra palavra que você prefira usar. Eu usei a fonte Gill Sans Ultra Bold. Em seguida, vá até o Menu Objetos e se­le­cio­ne Expandir ou utilize o atalho Ctrl +Shift + O. Depois de expandir (transformar texto em vetor) a fonte, desagrupe o 
conjunto (Ctrl +Shift + G).
Crie uma nova camada no documento e faça uma cópia dessas letras nesta nova camada (Ctrl + C para co­piar e Ctrl + F para colar no mesmo lugar do original). Deixe a camada blo­quea­da ou tire a vi­sua­li­za­ção da camada para não atrapalhar, você irá usar esta cópia mais tarde. Comece a trabalhar na cópia de uma das camadas. Eu escolhi a cópia da camada 2 que está por cima da camada 1 e mantive a camada 1 blo­quea­da para não atrapalhar o andamento do trabalho. (1, 2 e 3)


Se­le­cio­ne a primeira letra da palavra, no MenuEfeitoCroquiPapel de Carta. Aplique este filtro na letra. Depois de aplicar o filtro, se­le­cio­ne a letra e no Menu Objeto aplique a opção Expandir Aparência. Com isso sua letra passa a ser uma imagem. Com ela se­le­cio­na­da faça o Traçado da Imagem indo até MenuObjetoTraço da imagem­Criar. Na barra aparecerá o ícone do Painel 
traçado da imagem.
Defina os valores do traçado da imagem como os indicados na figura e depois feche a janela. Você vai obter uma grande quantidade de pequenas formas como resultado e é exatamente isso que precisamos para ­criar cada uma das folhas de grama. No Menu Objeto se­le­cio­ne Expandir para poder separar todas as formas que irão compor a grama. 
Faça este mesmo processo na letra “L”. (4 e 5)


Olhando de perto é possível ver nas bordas algumas formas pretas maiores; se­le­cio­ne essas formas e depois exclua-​­as, pois isso pode in­fluen­ciar o efeito que iremos aplicar em seguida. Com as letras limpas, preen­cha todas as formas que as compõem com um preen­chi­men­to gra­dien­te. Você pode escolher cores e ângulos diferentes, pois cada um vai resultar em um efeito diferente. (6, 7 e 8)


Se­le­cio­ne o primeiro grupo de forma que compõe a primeira letra e aplique o efeito de distorção Es­va­ziar e Inflar, que está no MenuEfeitosDistorcer e TransformarEs­va­ziar e Inflar. Você pode experimentar diferentes configurações mudando os valores neste momento. Arrastando o ponteiro até o valor máximo, os fios de grama ficam um pouco longos demais; encontre um valor mais adequado ao tipo de forma que você pretende conseguir. (9)


Agora faça o mesmo para a outra letra. Depois trabalhe as có­pias que estão na outra camada do documento. Se­le­cio­ne uma das letras, mude a cor do preen­chi­men­to para um tom de marrom e depois aplique um desfoque nas bordas. Para isso é só ir em MenuEfeitosEstilizarDifusão. Faça o mesmo nas demais letras. (10 e 11)


Agora é hora de fazer a letra “O”, que neste tu­to­rial vai ser subs­ti­tuí­da por uma bola de futebol 3D. Delete a letra “O”; faça uma circunferência perfeita usando a ferramenta Elipse. Para isso é só pres­sio­nar a tecla Shift enquanto desenha a circunferência. Agora se­le­cio­ne a ferramenta Seleção Direta (A), cujo ícone é uma seta branca, e clique num dos pontos de ancoragem que formam o círculo; apague este ponto pres­sio­nan­do a tecla Delete. Agora você 
possui um arco de um meio-​­círculo. (12)


No Menu Efeitos3DRevolução abra a janela de configuração do efeito. Você pode configurar a posição, a rotação e a superfície onde é possível configurar a iluminação do objeto. Nesta mesma janela é possível aplicar um símbolo nas faces do objeto cria­do. Para isso clique no botão Ma­pear Arte. Nesta janela você escolhe em qual superfície você vai aplicar o símbolo. Há a opção de ajustar o símbolo ao tamanho da superfície, é possível aplicar a mesma iluminação do objeto no símbolo (na opção Aplicar sombra à arte) e tornar a superfície do objeto onde vai ser aplicado o símbolo invisível (na opção Geo­me­tria invisível). (13 e 14)


Na opção Símbolo você escolhe um símbolo para aplicar na arte que esteja na sua bi­blio­te­ca. Por isso é preciso fazer o símbolo antes de aplicar o efeito de 3D no objeto. Neste caso eu fiz uma textura de faixas verdes e amarelas inclinadas; para ­criar um símbolo basta arrastar um desenho cria­do no arquivo para dentro da janela de símbolos. Uma nova janela se abre e você configura as opções de símbolos. (15 e 16).

Agora po­si­cio­ne a sua bola de futebol 3D entre as letras. Você também pode inserir uma sombra abaixo da bola para dar um efeito mais rea­lis­ta, e pronto. Depois disso é torcer para que seu time faça muitos gols e quem sabe também 
aconteça um gol de letra de verdade! (17 e 18)


Thiago Justo é instrutor de pré-​­impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris.

Artigo publicado na edição nº 89