home > Tutoriais > Aumentando a nitidez de imagens usando o filtro High Pass
Aumentando a nitidez de imagens usando o filtro High Pass Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Justo   
Seg, 19 de Março de 2012

Sempre que pensamos em aumentar a nitidez da imagem no Pho­to­shop recorremos aos famosos filtros de sharpen (nitidez), principalmente a Unsharp Mask, ou máscara de nitidez. Neste tu­to­rial vou apresentar uma maneira diferente de aplicar nitidez nas imagens usando filtro High Pass.
Requisitos: Adobe Pho­to­shop.

Abra uma imagem que você julgue precisar de mais nitidez (Ctrl+O). Eu escolhi uma fotografia de uma agenda que está um pouco desfocada.

Depois de abrir a imagem no Pho­to­shop, duplique-a utilizando o comando Ctrl+J. Feito isso, uma nova camada, igual ao background, aparecerá.
Vamos trabalhar neste novo layer. O primeiro passo é retirar toda a saturação da imagem. Abra a janela Hue/Sa­tu­ra­tion (Menu ImageAdjustmentsHue/Sa­tu­ra­tion) usando o atalho Ctrl+Shift+U .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta janela é possível retirar toda a saturação da imagem arrastando a seta, o item Sa­tu­ra­tion, para o início, ou digitando neste item o valor -10. Deste modo, todas as cores irão se tornar tons de cinza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora vamos aplicar o filtro High Pass (FilterOthersHigh Pass) nesta camada. O filtro High Pass fun­cio­na de modo oposto ao Gaussian Blur. Ele mantém os detalhes de aresta em um raio determinado pelo usuá­rio, em locais da imagem onde ocorrem transições nítidas de cores, e suprime todo o restante da imagem, fazendo com que essas ­­áreas, onde não há transição nítida de cores, fiquem chapadas e neutras (tons de cinza).

Para o efeito de nitidez nesta imagem utilizei radius de três pixels.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para real­çar ainda mais a nitidez, abra a janela Levels (Menu ImageAdjustmentsLevels ou Ctrl+L) e arraste as setas branca e preta em direção ao centro. Isso faz com que a imagem desta camada ganhe ainda mais contraste. Agora mude o modo de blend do layer para Overlay. Você também pode experimentar os blends Soft Light e Hard Light, que dão resultados diferentes de intensidade de nitidez, podendo ser melhores dependendo da imagem usada e do resultado desejado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso tenha ficado muito nítido, você ainda pode ajustar a intensidade do efeito diminuindo ou aumentando a opacidade da camada. Deste modo, você faz um ajuste fino na aplicação de nitidez na imagem.

Pronto! Observe como a imagem ganhou detalhes e ficou bem mais nítida. O Sharpen com o filtro High Pass evita a formação de pixels de cores muito saturadas nas áreas de transição nítida de cores…

 

 

 

 

 

 

…fator que pode prejudicar a qualidade da imagem quando aplicamos outros filtros de nitidez. Agora é só aproveitar esta dica e aplicar em outras imagens.

Thiago Justo é instrutor de pré‑impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris.

Texto publicado na edição nº 81