home > Tutoriais > Perspectiva com o filtro Vanishing Point
Perspectiva com o filtro Vanishing Point Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Cesar Teixeira Justo   
Qui, 01 de Janeiro de 2009

Passo a passo, a elaboração do efeito de perspectiva no Photoshop.

Neste tutorial, o designer Thiago Cesar Teixeira Justo explica como é elaborado o efeito de perspectiva no Adobe Photoshop. Esse filtro pode ser muito útil nas apresentações de layouts, pois cria a imagem do trabalho como se este já estivesse sido impresso e fotografado.
Requisito: Adobe Photoshop (CS ou superior).

1. Procure uma imagem ou fotografe um impresso na posição que gostaria que seu trabalho ficasse na montagem final. Essa imagem servirá de referência para a criação da perspectiva.

 



2. Inicie o Photoshop e abra a imagem que servirá de referência para a perspectiva. É nela que a imagem do trabalho será aplicada.

 

3. Agora crie a perspectiva usando o filtro Vanishing Point (vá em Filter ➠ Vanishing Point). Fazendo isso, uma nova janela será aberta com as configurações do filtro. Selecione a ferramenta Create Plane Tool (C) e crie a perspectiva clicando nas quatro pontas da imagem de referência. Clique em OK para finalizar.

 

 

4. Abra a imagem do trabalho que você pretende colocar em perspectiva. Selecione toda a imagem (Ctrl+A) e depois copie-a (Ctrl+C).

 



5. Volte à imagem de referência da perspectiva e crie uma nova camada (Layer ➠ New ou Shift + Ctrl + N).

 

 



6. Vá novamente em Filter ➠ Vanishing Point e, com a janela do filtro aberta, cole a imagem do trabalho que você pretende colocar em perspectiva (Ctrl+V). Agora é só ajustar essa imagem no plano; você pode mudar de posição e rotacionar, como quiser, usando as ferramentas disponíveis nessa janela. Clique em OK, para finalizar. Agora, a imagem do seu trabalho está na nova camada (layer), já em perspectiva.

 




7. Para adicionar outra imagem de trabalho, o verso ou até mesmo outra cópia da mesma imagem em perspectiva, repita esses passos.

 

 

8. Para dar mais realidade à imagem, aplique uma sombra na imagem do trabalho em perspectiva, Layer ➠ Layer Style ➠ Drop Shadow. Você pode alterar todas as configurações desse efeito até conseguir chegar ao resultado desejado. Para copiá-lo em outra camada do documento, basta clicar com o botão direito na camada e selecionar a opção Copy Layer Style. Depois, na camada que deseja aplicar esse efeito, clique com o botão direito e selecione a opção Paste Layer Style.

 

 

 

 

9. Os efeitos de bordas mais escuras e centro mais claro são obtidos da seguinte forma: duplique a camada (Layer ➠ Duplicate Layer), desfoque-a aplicando o filtro Gaussian Blur, em Filters ➠ Blur ➠ Gaussian Blur. Com essa camada acima da original, alteramos o Blending Mode para Screen 30%. Pronto!



10. Para finalizar, você pode realçar a idéia de profundidade de campo, desfocando as bordas inferiores da imagem com a ferramenta Blur Tool.

 



Agora seu layout já pode ser apresentado como se fosse um impresso real.

 

 



Thiago Cesar Teixeira Justo
é designer gráfico e técnico gráfico pela Escola Senai Theobaldo De Nigris, com especialização em Pré-Impressão.

Texto publicado na Edição 64