home > Tutoriais > Efeito metalizado e tridimensional no Illustrator
Efeito metalizado e tridimensional no Illustrator Imprimir E-mail
Escrito por Thiago Cesar Teixeira Justo   
Sáb, 01 de Novembro de 2008

Aprenda passo a passo como criar efeito metalizado e de tridimensionalidade em letras no Adobe Illustrator.


O objetivo deste tutorial é ensinar, de forma simples, o uso de algumas ferramentas e recursos do software, como Gradient, Transparency e Pathfinder. Requisito: Adobe Illustrator (CS ou superior).

 

1. Abra o Illustrator e crie um novo documento de qualquer tamanho. Aqui optamos pelo tamanho A4 com o modo de cor CMYK (padrão para impressão).


2. Feito isso, vá na Toolbox (caixa de ferramentas) e selecione Type Tool. Clique sobre a área de trabalho e digite a palavra que você deseja trabalhar. Escolhemos a palavra “tipo”.
Dica: Para editar o texto, vá em Window ➠ Type ➠ Character ou use o atalho Ctrl+T. Nessa janela é possível mudar o tipo, estilo e tamanho da fonte.

 

 

3. Escolhida a palavra e o tipo de fonte, é hora de transformá-la em curvas. Para isso, selecione o texto com a ferramenta de seleção (Selection Tool) depois vá em Type ➠ Create Outlines ou Shift+Ctrl+O.

 

 

Atenção! Agora seu texto deixa de ser uma fonte e não poderá ser mais editada pelos comandos Type ou Character.


4. Copie três vezes seu texto na página. Isto pode ser feito tanto por copiar/colar (Ctrl+C/Ctrl+V) quanto simplesmente arrastando o objeto selecionado com a tecla Alt pressionada. Você vai ficar com quatro textos idênticos. Trabalhe primeiro uma única cópia.

 

 

As cores (Gradient)


5. Para começar desagrupe os elementos (Object ➠ Ungroup ou Shift+Ctrl+G). Selecione somente uma letra e aplique um efeito de gradient (degradê) para dar efeito metalizado à letra. Na paleta Gradient (Ctrl+F9) escolha o Type Linear.
Dica: Para mudar as cores do gradiente basta arrastar uma das cores da paleta Swatch sobre os quadradinhos abaixo da barra de gradiente. Para adicionar uma nova cor basta criar um novo quadrado clicando abaixo da barra de gradiente da paleta.
Observe o modelo de gradiente na figura

 

 


6. Para dar o mesmo efeito de dégradé nas demais letras basta selecioná-las, ir à caixa de ferramentas, selecionar a ferramenta Eyedropper (Conta-gotas) e clicar sobre a letra com os dégradés.
Essa ferramenta copia as propriedades do objeto clicado para os objetos previamente selecionados. Pronto, o efeito metalizado está feito!

Efeito tridimensional (Pathfinder)

7. Em Window ➠ Pathfinder ou Shift+Ctrl+F9, abra a paleta Pathfinder. Selecione uma das cópias do texto sem o efeito de dégradé.
Faça uma nova cópia arrastando-a com a tecla Alt pressionada. Posicione essa nova cópia sobre a antiga de modo que fique uma parte da antiga visível (como na figura abaixo). Essa parte visível é que vai servir para o efeito de sombra no texto.
Selecione as duas cópias, e na paleta Pathfinder, em Shape Modes, clique no ícone Subtract from shape area (subtrair) e depois, no botão Expand. Com isso você terá somente os vetores da parte visível da cópia antiga. Agora pinte este vetor com a cor mais escura que você utilizou no dégradé. Para isso basta selecionar e clicar na cor usada na paleta Swatches Colors.

 

 

 

 

8. Repita esse procedimento com outra cópia do texto, só que dessa vez posicione a nova cópia numa posição diferente da anterior, pois essa parte servirá para dar o efeito de brilho no texto (como na figura abaixo). Pinte com a cor mais clara que você usou no dégradé.
Agora é só posicionar esses dois objetos, sombra e brilho, sobre o texto com o dégradé (observe a figura abaixo).


Efeito de reflexo (Pen Tool)

 

 

 

 


9. Na caixa de ferramentas e selecione a ferramenta Pen Tool (caneta). Na quarta cópia, faça um vetor que lembre a curvatura dos reflexos no metal.
Atenção! Não esqueça de fechar esse objeto: o ponto final do vetor tem que coincidir com o ponto inicial.
Posicione esse novo vetor sobre a última cópia do texto. Selecione os dois e, na paleta Pathfinder, clique no ícone Intersect Shape Areas (intersecção) e depois no botão Expand. Aplique um efeito de Gradient linear, simples preto e branco nesse vetor.

 

 

 

 

 

 

10. Abra a paleta Transparency (Window ➠ Transparency ou Shift+Ctrl+F10).

Com o vetor selecionado, defina a transparência para o modo Screen e Opacity 20%. Posicione sobre o texto com dégradé e pronto, o efeito de reflexo está pronto.

 

 


11. Para finalizar, selecione somente o texto com dégradé. Vá em Effects ➠ Stylize ➠ Drop Shadow (Alt+Shift+Ctrl+E) e crie um sombreado para realçar o efeito de tridimensionalidade, fazendo o texto “saltar” da página.

 

Thiago Cesar Teixeira Justo é designer gráfico e técnico gráfico pela Escola Senai Theobaldo De Nigris, com especialização em Pré-Impressão.


Para saber mais
www.adobe.com/br/products/illustrator

Texto publicado na Edição 63