home > Normalização > Os novos perfis ICC baseados na 12647
twitter
Banner Facebook

Parceiros

Os novos perfis ICC baseados na 12647 Imprimir E-mail
Escrito por Bruno Mortara   
Sex, 01 de Agosto de 2008

A aplicação dos novos perfis ICC, criados pela European Colour Iniciative.

 

 

Figura A1 – Layout visual  ISO/DIS 12642-2

 

A European Colour Iniciative, ECI, é uma organização sem fins lucrativos, com sede na Alemanha, que tem por objetivo auxiliar a indústria gráfica na implementação de normas internacionais. Sua última iniciativa foi a de implementar os parâmetros da norma de impressão, a ISO 12647, de maneira consistente e muito testada, antes de apresentar ao mercado os dados de caracterização e os perfis correspondentes, de forma gratuita. A ECI lançou uma nova versão desses perfis e o mercado europeu acolheu com enorme aceitação. Por isso, acreditamos que o mercado brasileiro deva entrar em contato com a instituição e se aproveitar dessa iniciativa louvável e proveitosa.

Characterization Data ou dados de catacterização

Os perfis ICC da ECI – 2007 são baseados nos novos conjuntos de caracterização chamados de 39L, de acordo com as condições de impressão da norma ISO 12647. Elaborada pelas duas associações das gráficas alemãs (BVDM e Fogra), as impressões de cartas de cores (ISO 12642-2) foram feitas sob controle preciso a fim de que se atingissem os valores exigidos pela norma internacional ISO 12647-2 ECI. Os novos valores estão contidos na ementa da norma que foi publicada oficialmente em janeiro de 2007, pela ISO.

 

Figura A2 – Layout random  ISO/DIS 12642-2

 

Os perfis ICC de equipamentos de saída são sempre criados a partir de uma leitura espectral de uma carta de cores impressa nas próprias máquinas, sob condições conhecidas e controladas. A carta de cores escolhida pela ECI foi a norma ISO 12642-2, em suas formas Visual e Randômica. Essas cartas de cores são uma evolução natural do velho e famoso alvo IT8.3, nome da ANSI, ou ISO 12642-1, seu nome de norma ISO.

O resultado da leitura de uma carta de cores como essa, ISO 12642-2, é um conjunto de dados, Characterization Data, ou Dados de Caracterização. Eles compõem a “impressão digital” daquela condição de impressão, ou seja, o estado do equipamento, do substrato e da tinta utilizados. É muito importante compreender que é a partir de Dados de Caracterização que construímos os perfis ICC dos equipamentos de saída. Um conjunto de Dados de Caracterização pode, segundo os parâmetros e o programa de geração de perfil utilizado, gerar perfis ICC de ótima qualidade e outros de baixa qualidade. Os dados de caracterização dessa versão são chamados de Fogra39L.

Os perfis criados nas condições anteriores descritas na versão prévia da ISO 12647-2, os conhecidos ISO Coated, foram melhorados sem mudanças fundamentais, apenas com otimizações em algumas regiões cromáticas. O ciano chapado agora se aproxima mais às condições de impressão encontradas na vida real. Todas as cores primárias, ciano, magenta, amarelo e preto e as cores do substrato correspondem aos valores definidos na ISO 12647 e estão incorporados nos novos perfis da ECI.

Toda a revisão de valores, especialmente os secundários (RGB), resultaram de inúmeros testes realizados em diversas gráficas na Europa e após testes exaustivos estão disponíveis para utilização, podendo ser baixados do site www.eci.org.

Se um determinado usuário tem os conhecimentos e demandas muito específicas, ele pode baixar somente os dados de caracterização, isto é, a carta de cores impressa e lida espectralmente, e com esta gerar um perfil de acordo com suas conveniências.


Veja, em seguida, algumas das características dos perfis encontrados no site da ECI:

  • Os valores das cores sólidas (chapados) são, tanto nos dados de caracterização quanto nos perfis, aqueles determinados pela in ISO 12647-2:2004/ Amd 1 (2007).
  • Foram feitos ajustes para os valores alvo do azul, especialmente no indesejável resultado da versão anterior dos azuis se tornarem púrpura se comparados às provas.
  • Novas alternativas de totais de tintas, aproximando-se das condições de impressão das Américas: TIC (totais de tinta) de 350% a 330%, ou 300%.

Os novos perfis ICC

Representando as condições de impressão padronizadas podemos baixar dois perfis para offset: o ISO Coated v2 (ECI) e o ISO Coated v2 300% (ECI). Este último representa uma condição de impressão com total de tintas de 300%, se aproximando a várias condições de mercado, especialmente para offset rotativo com heat set. Os dois perfis são baseados nos dados de caracterização Fogra39L. O terceiro perfil novo é chamado de SC Paper (ECI) e se aplica à impressão offset rotativa com papel SC (super calandrado). Os impressores de offset rotativo solicitaram esse perfil devido ao crescente número de publicações impressas nesse tipo de papel. Por ora, o perfil não é baseado na norma (a ISO 12647-2 não tem provisão para esse papel) e nem é aprovado ainda pelo mercado.

Como obter esses perfis?

Os perfis ICC da ECI para offset — ISO Coated v2 (ECI), ISO Coated v2 300% (ECI) e SC Paper (ECI) — podem ser baixados gratuitamente do site da ECI em www.eci.org. Lá existe um pacote zipado chamado de ECI_Offset_2007 que contém todos os perfis necessários.

Se houver necessidade de geração de perfil, os dados de caracterização podem ser baixados gratuitamente do site da Fogra, sob os nomes de Fogra39L e Fogra40L, em www.fogra.org.

Os esforços feitos pelas organizações alemãs coroam de forma excepcional a realização dos especialistas da ISO e facilitam imensamente a adoção da ISO 12647-2. No Brasil já adotamos, juntamente com os demais países do Mercosul, a norma que por aqui chamamos de NM NBR ISO 12647-2.

Bruno Mortara é superintendente do ONS27 e coordenador da Comissão de Estudo de Pré-impressão e Impressão Eletrônica.

Texto publicado na Edição 62