home > Produção Gráfica > Novidades do InDesign CS5
twitter
Banner Facebook

Parceiros

Novidades do InDesign CS5 Imprimir E-mail
Escrito por Ana Cristina Pedrozo Oliveira   
Sex, 05 de Novembro de 2010

Vamos às novidades!

Ferramentas
A ferramenta Seleção recebeu um novo recurso re­la­cio­na­do com o re­di­men­sio­na­men­to e po­si­cio­na­men­to das imagens dentro do frame. Ao ser acio­na­da sobre um frame de imagem, aparece um indicador circular que permite a edição do con­teú­do do quadro. Perceba que o cursor se altera quando o mou­se fica po­si­cio­na­do sobre o indicador circular transformando-​­se em uma mãozinha.
Se a imagem for movimentada no próprio eixo, o indicador circular mostra o ângulo de rotação.

 

 

Uma inovação bastante útil no momento da cria­ção dos elementos da página acontece quando vários objetos se sobrepõem e podemos vi­sua­li­zar a parte do elemento que está encoberta po­si­cio­nan­do a ferramenta Seleção sobre ele. O contorno do objeto será mostrado com a cor do layer (camada) a que pertence.
Agora, é possível girar os objetos através da ferramenta de Seleção. Para isso basta clicar no vértice do elemento e girar. O programa informa o grau de rotação de forma interativa.

 

 

 

 

 

 

 

Outra novidade é a possibilidade de mudar o tamanho e girar vá­rios objetos de uma só vez, se­le­cio­nan­do-​­os e aplicando a edição. Antes era preciso se­le­cio­nar, agrupar e de­pois re­di­men­sio­nar.
A ferramenta de Seleção Direta recebeu alguns ajustes quanto à edição dos objetos. Quan­do a ferramenta é po­si­cio­na­da sobre o elemento, os nós aparecem, permitindo a edição. Antes era preciso se­le­cio­nar o objeto.
Ainda na edição de objetos, as ferramentas Rotate, ­Shear, Scale e Free Transform agora estão juntas na barra de ferramentas.
Uma nova opção foi incorporada na cai­xa de ferramentas. É a Gap, que mede a distância existente entre objetos. Para utilizá-​­la, po­si­cio­ne a ferramenta entre os elementos de página e aparecerá uma linha de cota. Para saber o valor da distância basta clicar. Se clicar e arrastar, os objetos serão re­di­men­sio­na­dos, mantendo a distância entre eles. Clicando e arrastando com a tecla Alt pres­sio­na­da, a mudança será de po­si­cio­na­men­to.

 


Enfim, um item esperado por mui­tos usuá­rios: o canto redondo interativo. Para arredondar os cantos de um objeto retangular ou quadrado, é só clicar no quadradinho amarelo que aparece na parte su­pe­rior di­rei­ta. Depois, é necessário clicar e arrastar em direção à parte interna do objeto. Com a tecla Alt pres­sio­na­da e clicando sobre o quadradinho amarelo, é possível trocar os tipos de canto. Com a tecla Shift, a alteração é fei­ta no canto se­le­cio­na­do.


Visualização de imagens no modo Pre­view
Imagens que estão fora do re­di­men­sio­na­men­to do frame podem ser vi­sua­li­za­das também no modo Pre­view, in­cluin­do o uso do Indicador de Con­teú­do (círculo no centro do frame).

Lay­out
Você pode colocar cores nas mi­nia­tu­ras das páginas, dentro da paleta Pages, procurando melhorar a vi­sua­li­za­ção do trabalho. O comando utilizado para a função está localizado no submenu Co­lour Label da paleta Pages.
O InDesign permite agora a mudança de formato e orien­ta­ção das páginas no mesmo documento por meio da paleta Pages. Para isso, se­le­cio­ne a página e clique no ícone po­si­cio­na­do na parte in­fe­rior da paleta. Aparecerá um submenu com opções de formato, in­cluin­do a possibilidade de personalização em Custom Page Size, que irá disponibilizar uma janela com vá­rias configurações.
Na janela, é possível escolher um formato personalizado e mudar a orien­ta­ção da página, bem como no­mear essa opção para que fique disponível sempre que o ícone for acessado. As modificações podem ser vi­sua­li­za­das na própria tela do programa e nas mi­nia­tu­ras da paleta Pages.
Uma novidade bastante aguardada pelos usuá­rios é a possibilidade de apagar todas as ­guias de uma única vez. As ­guias do InDesign podem ser se­le­cio­na­das e removidas in­di­vi­dual­men­te através da tecla Delete. Para remover todas as ­guias ao mesmo tempo, utilize o comando Delete All Gui­des on ­Spread, localizado no menu View > Grids & Gui­des.

Conversão de nós
Os controles de conversão de nós, quando se desenha com as ferramentas específicas para construção de objetos, podem ser acio­na­dos através da paleta Pathfinder, localizada no menu Windows > Objects & La­yout > Convert Path.
É necessário se­le­cio­nar o nó que se quer converter com a ferramenta de Seleção Direta e clicar na opção desejada. As opções são: Plan, Corner, ­Smooth e Symetrical e podem ser acio­na­das também pelo menu Object > Convert Path.

Paleta Layer
As modificações es­tru­tu­rais da paleta Layers estão re­la­cio­na­das com a descriminação dos itens que estão dispostos nas camadas, bem como as características que pos­suem.
Os elementos das páginas são no­mea­dos com palavras padronizadas como retângulo , círculo <circle> ou o nome do arquivo de imagem. Se for um frame de texto, aparecerão como identificação as pri­mei­ras palavras dele.
Em cada camada ficam listados os elementos da página, que podem ser acessados através do triângulo de expansão. Cada item da camada pode ser vi­sua­li­za­do ou travado. No caso de travamento, dentro da página aparecerá uma indicação no frame através do ícone do ca­dea­do, para que você veja qual está travado.

Título e textos em colunas diferentes
O InDesign permite colocar textos e títulos em colunas diferentes, por exemplo, o título em uma coluna e o texto em duas, contidos no mesmo frame. O comando para esse alinhamento está localizado no submenu da paleta Paragraph > Span Columns e permite configurar o modo como o título será apresentado no frame.
É possível também utilizar o comando através da barra de tarefas de parágrafo, localizada na parte su­pe­rior da tela . O mesmo comando possui a opção de dividir o texto em colunas dentro de uma coluna do quadro. Para isso, utilize o mesmo comando só que com a opção Split Column acio­na­da. É possível escolher quantas subcolunas serão utilizadas e os seus espaçamentos, assim como utilizar o comando através da barra de tarefas de
parágrafo, localizada na parte su­pe­rior da tela.
Essas opções também estão dis­po­ní­veis para estilos de parágrafo, permitindo que o fluxo de texto esteja configurado para a aparência dos títulos dentro dos frames.

Alinhamento de texto na vertical em frames irregulares
O alinhamento de texto na vertical agora pode ser rea­li­za­do também em frames irregulares. A opção está disponível no menu Object > Text Frame Op­tions > Vertical Jus­ti­fi­ca­tion. Conheça mais sobre o aplicativo na Coleção InDesign CS5, escrita por Ana Cristina Pedrozo Oli­vei­ra e Ricardo Minoru Horie e editado pela Bytes & Types.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira é produtora gráfica da Fábrica de Ideias Comunicações e ministra treinamentos em instituições como Senai, ABTG, Dabra, Bytes & Types e GraphWork, além de prestar consultoria em empresas por todo o Brasil.

Texto publicado na edição nº 74